Rádio Rede Luziânia 📻🎙️❤️

segunda-feira, 22 de junho de 2026

DF - Semana começa com 397 vagas de emprego nas agências do trabalhador



As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem, nesta segunda-feira (22), 397 vagas de emprego para candidatos com diferentes níveis de escolaridade. As oportunidades atendem tanto profissionais com experiência quanto aqueles que buscam uma colocação no mercado de trabalho pela primeira vez.

Os salários chegam a R$ 3,2 mil, valor oferecido para o cargo de recepcionista, no Guará, com uma vaga em aberto. A função se destaca como a oportunidade com a maior remuneração do dia.

Entre os cargos com maior oferta de oportunidades estão os de operador de caixa e repositor de mercadorias, com 110 e 100 vagas abertas respectivamente. Para ambas as funções, a remuneração oferecida é de R$ 1,7 mil, além dos benefícios.

Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 16 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das agências do trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF).

Lista de Vagas de Emprego

CargoLocalidadeVagasSalárioExperiência?Escolaridade Exigida
AçougueiroRecanto das Emas30R$ 2.600,00SIMFundamental Completo
AçougueiroZona Industrial (Guará)10R$ 2.390,84SIMFundamental Completo
Ajudante de Carga e DescargaZona Industrial4R$ 2.800,00NÃOFundamental Completo
Atendente de PadariaSamambaia Norte20R$ 1.700,00NÃOFundamental Completo
Atendente de TelemarketingSetor Habitacional Sol Nascente4R$ 1.621,00NÃOMédio Incompleto
Auxiliar de LimpezaSetor de Materiais de Construção1R$ 1.800,00NÃONão Exigida
Auxiliar de LimpezaSobradinho10R$ 1.862,09NÃOFundamental Incompleto
Auxiliar FinanceiroAsa Norte1R$ 3.000,00SIMMédio Completo
Auxiliar Operacional de LogísticaSetor de Habitações Individuais Sul30R$ 1.621,00NÃONão Exigida
Cozinheiro de RestauranteSetor Habitacional Arniqueira2R$ 2.200,00SIMNão Exigida
Fiel de DepósitoSetor de Materiais de Construção2R$ 1.800,00NÃONão Exigida
Fiscal de Prevenção de PerdasZona Industrial (Guará)20R$ 1.814,30NÃOMédio Completo
MecânicoCeilândia Norte1R$ 3.000,00SIMFundamental Completo
MecânicoParanoá1R$ 2.500,00NÃOMédio Completo
Operador de CaixaAsa Norte10R$ 1.681,00SIMMédio Completo
Operador de CaixaRecanto das Emas40R$ 1.621,00NÃOMédio Completo
Operador de CaixaSamambaia Norte20R$ 1.700,00NÃOMédio Completo
Operador de CaixaZona Industrial (Guará)40R$ 1.621,00NÃOMédio Completo
Operador de EmpilhadeiraRecanto das Emas30R$ 2.088,51SIMMédio Completo
Recepcionista, em GeralSetor Habitacional Sol Nascente2R$ 1.621,00NÃOMédio Completo
Recepcionista SecretáriaZona Industrial (Guará)1R$ 3.242,00SIMMédio Completo
Repositor de MercadoriasRecanto das Emas40R$ 1.621,00NÃOFundamental Completo
Repositor de MercadoriasSamambaia Norte20R$ 1.700,00NÃOFundamental Completo
Repositor de MercadoriasZona Industrial (Guará)40R$ 1.621,00NÃOFundamental Completo
Vendedor InternoAsa Sul15R$ 2.000,00NÃOMédio Completo
Vendedor InternoParanoá1R$ 2.000,00



sexta-feira, 19 de junho de 2026

Motoristas de apps e taxistas já podem pedir financiamento


Começa nesta sexta-feira (19) o período para motoristas de aplicativos e taxistas solicitarem financiamento de veículos zero quilômetro por meio do programa Move Brasil. A iniciativa do governo federal é voltada à renovação da frota de transporte individual no país.

Os interessados precisam se cadastrar na plataforma oficial do programa para solicitarem o benefício junto às instituições financeiras, caso tenham atendido aos critérios de participação. Em um prazo de até cinco dias após o cadastro, o trabalhador será informado se poderá participar do programa.

A iniciativa integra o Move Brasil, que prevê linhas de crédito facilitadas para aquisição de veículos novos.

O Move Motos é uma linha de crédito para motociclistas de aplicativos que desejam financiar ciclomotores, motonetas, motocicletas e bicicletas elétricas produzidas no Brasil ou com projeto de investimento voltado à produção no país.

Ele segue os mesmos moldes do Move Aplicativos, que tem como público-alvo motoristas de aplicativos e taxistas interessados em financiar carros.

Essas linhas de crédito são uma expansão do Move Brasil, criado para viabilizar a renovação de frotas no país, por meio de facilidades de financiamento.

>> Siga o canal da Rede Luziânia no WhatsApp

Juros

Segundo o Planalto, a taxa a ser cobrada para financiamento dos veículos será de 12,5% ao ano, o que corresponde a 0,99% ao mês para homens e 0,91% ao mês para mulheres.

Os financiamentos serão destinados exclusivamente à compra de veículos novos, com valor máximo de R$ 150 mil. Os automóveis precisam ser de montadoras habilitadas no programa e atender a critérios de sustentabilidade definidos pelo governo.

Para acessar o financiamento, estão previstos alguns requisitos mínimos, como 12 meses de cadastro na plataforma oficial, e no mínimo, 100 corridas realizadas.

Estão incluídos veículos:

  • Flex (gasolina e etanol);
  • Elétricos,
  • Híbridos a etanol.

Move Aplicativos

No caso do Move Aplicativos, 740 mil profissionais já atenderam aos requisitos para acessar a linha de financiamento com as condições mais favoráveis.

O governo federal abriu crédito extraordinário de R$ 30 bilhões para a compra de veículos por motoristas de táxi e de aplicativo. Os recursos serão repassados pelo Ministério da Fazenda ao BNDES, que também vai operacionalizar a medida.

quinta-feira, 18 de junho de 2026

Tradição e Grandes Shows: Expoagro Luziânia 2026 promete agitar a região em Setembro


Prepare o coração e as botas! De 10 a 13 de setembro de 2026, a cidade recebe a aguardada Expoagro Luziânia 2026. Unindo o melhor do agronegócio com entretenimento de alto nível, o evento promete resgatar as tradições locais e agitar o público com uma programação imperdível.

Shows: Sucessos do Sertanejo ao Piseiro

A programação musical deste ano está recheada de grandes nomes que prometem lotar a arena e emocionar a galera. Confira as atrações confirmadas:

  • Murilo Huff: Trazendo o melhor do sertanejo moderno e seus grandes sucessos românticos.

  • Mato Grosso & Mathias: A verdadeira tradição da música sertaneja, trazendo hinos que atravessam gerações.

  • Cleiton & Romário: Muita energia, carisma e um repertório que não deixa ninguém parado.

  • Nathanzinho Lima: O ritmo contagiante que promete colocar todo mundo para dançar.

Força no Campo: Tecnologia e Negócios

Muito além do entretenimento, a Expoagro 2026 de Luziânia se consolida como uma vitrine fundamental para a economia do município e de toda a região. O evento contará com:

  • Feira da Indústria e Comércio: Um espaço dinâmico para networking, fomento de novos negócios e fortalecimento das marcas locais.

  • Exposição de Animais: Oportunidade para produtores conferirem de perto a excelência da genética da pecuária regional.

  • Máquinas e Equipamentos do Agro: As últimas novidades em tecnologia no campo, com soluções modernas para otimizar a produção do produtor rural.

Anote na Agenda!

  • O que: Expoagro Luziânia 2026

  • Quando: 10 a 13 de setembro de 2026

  • Onde: Parque de Exposições de Luziânia

  • Público: Todos estão convidados!

Venha fazer parte dessa festa que celebra a força do trabalho no campo e garante momentos inesquecíveis de lazer para toda a família. 

DPE-GO promove mutirão de retificação de prenome e gênero para população LGBTQIAPN+ no Entorno


A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), por meio do Núcleo Especializado de Direitos Humanos (NUDH), realizará, no dia 25 de junho de 2026, mutirões de retificação de prenome e gênero voltados à população LGBTQIAPN+ dos municípios de Valparaíso de Goiás e Luziânia. Os atendimentos ocorrerão das 9 às 12 horas, em Valparaíso de Goiás, e das 14 às 17 horas, em Luziânia, nas unidades locais da Defensoria Pública, mediante inscrição prévia.

- Luziânia


Data: 25 de junho de 2026


Horário: das 14h às 17h


Local: Unidade da DPE-GO de Luziânia


Inscrições: https://forms.gle/4vmLAjySh6WmBUDj8

A iniciativa integra as ações do Mês da Diversidade e do 5º Atendimento Concentrado LGBTQIAPN+ do Entorno Sul e Norte, com o objetivo de ampliar o acesso à justiça e garantir a efetivação de direitos relacionados ao reconhecimento da identidade de gênero.


Promovida em parceria com o Coletivo Rexistir, a ação oferecerá atendimento jurídico especializado para pessoas que desejam realizar a retificação de prenome e gênero em seus documentos civis. Durante o mutirão, a equipe da Defensoria Pública realizará orientações individualizadas, conferência e coleta de documentos, triagem de demandas, encaminhamentos administrativos e extrajudiciais, além do registro dos atendimentos prestados.


A iniciativa busca facilitar o acesso da população LGBTQIAPN+ aos serviços jurídicos por meio de um atendimento descentralizado, acolhedor e humanizado. A retificação de prenome e gênero é um direito garantido e representa um importante instrumento para a promoção da cidadania, da dignidade humana e da inclusão social.



Serviços oferecidos



Atendimento jurídico individualizado;


Retificação de prenome e gênero;


Conferência e coleta documental;


Orientação jurídica especializada;


Triagem de demandas;


Encaminhamentos administrativos e extrajudiciais;


Registro dos atendimentos realizados.



Serviço


Mutirão de Retificação de Prenome e Gênero População LGBTQIAPN+


- Valparaíso de Goiás


Data: 25 de junho de 2026


Horário: das 9h às 12h


Local: Unidade da DPE-GO de Valparaíso de Goiás


Inscrições: https://forms.gle/4vmLAjySh6WmBUDj8


Foto: Eduardo Ferreira (Dicom/DPE-GO)


terça-feira, 16 de junho de 2026

Sine de Luziânia oferece mais de 130 vagas de emprego em diversas áreas


O Serviço Nacional de Emprego (Sine) de Luziânia anuncia a disponibilidade de mais de 130 vagas de emprego em diversas áreas de atuação. As oportunidades abrangem candidatos de todos os níveis de escolaridade e experiência para quem está em busca de recolocação ou deseja ingressar no mercado de trabalho.

Confira algumas das vagas disponíveis:

  • AJUDANTE DE CARGA E DESCARGA

  • ARMAZENISTA

  • ASSISTENTE DE ENGENHARIA (CONSTRUÇÃO CIVIL)

  • AUXILIAR DE COZINHA

  • AUXILIAR DE LINHA DE PRODUÇÃO

  • AUXILIAR DE MANUTENÇÃO PREDIAL

  • BORDADOR , A MAQUINA

  • CASEIRO

  • CONSULTOR DE VENDAS

  • COSTUREIRA EM GERAL

  • ENCARREGADO DE OBRAS

  • MOTORISTA CARRETEIRO

Os interessados devem comparecer pessoalmente ao Sine de Luziânia, localizado na Rua Santíssimo Sacramento, nº 174, Centro, ou no posto de atendimento do Vapt-Vupt do Luziânia Shopping para a emissão da carta de encaminhamento. É imprescindível apresentar documento de identidade, CPF e Carteira de Trabalho.

O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8:00h às 17:00h.


segunda-feira, 15 de junho de 2026

Brasília - Semana começa com 313 vagas de emprego nas agências do trabalhador


As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem, nesta segunda-feira (15), 313 vagas para quem procura um emprego. As oportunidades contemplam candidatos de diferentes níveis de escolaridade, com e sem experiência. Os salários chegam a R$ 2,8 mil.


Os postos com a maior remuneração são os de mecânico de manutenção de ar-condicionado, na Asa Norte, com duas vagas abertas, e motorista entregador, no Jardim Botânico, com uma oportunidade disponível. Ambos exigem experiência na função. Para o cargo de mecânico, é necessário ensino fundamental completo.

55

Número de vagas disponíveis para operador de caixa

Em relação à demanda, o cargo com o maior número de vagas é o de operador de caixa, com 55 oportunidades abertas. O salário oferecido chega a R$ 1,7 mil, além de benefícios.

Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 16 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das chances do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das agências do trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF).

sábado, 13 de junho de 2026

Clima de copa anima pacientes em tratamento de câncer no Hospital de Base




A Copa do Mundo de 2026 ainda nem começou, mas a torcida pela Seleção Brasileira já tomou conta de um dos andares do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), unidade administrada pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF). Nesta quarta-feira (10), a equipe de enfermagem do andar de Oncologia realizou uma ação para trazer o espírito do evento para os pacientes acamados.

A iniciativa transformou a rotina hospitalar em um momento de descontração. Profissionais percorreram os quartos com um jogo de perguntas e respostas sobre futebol e a história das Copas do Mundo. Ao final, os participantes puderam escolher itens temáticos em um carrinho carinhosamente chamado de “Mercadinho da Onco”, com bandeirinhas, pulseiras, máscaras e outros adereços.



Todos os itens distribuídos foram adquiridos pelos próprios profissionais da equipe de enfermagem | Fotos: Ualisson Noronha/IgesDF

A chefe de enfermagem da Oncologia, Kelly Marques, afirma que a iniciativa foi pensada para inserir os pacientes na celebração da copa. “O objetivo foi trazer um momento de descontração e de divertimento para eles. Os pacientes que estão aqui estão vivendo uma fase muito delicada de enfrentamento da doença, e pode ser que alguns deles assistam à última Copa do Mundo da vida, então estamos fazendo o máximo para tornar esse momento especial”, explica.

“O objetivo foi trazer um momento de descontração e de divertimento para eles. Os pacientes que estão aqui estão vivendo uma fase muito delicada de enfrentamento da doença"

Kelly Marques, chefe de enfermagem

A paciente Glaudia Finotti, de 55 anos, aprovou a iniciativa. Após acertar a pergunta sobre quem é conhecido como o Rei do Futebol, ela escolheu uma pulseira para acompanhar os jogos da seleção.

“Nos sentimos muito apáticos e é fácil ficar negativo, mas essa brincadeira foi maravilhosa porque nos tirou um pouco da rotina e trouxe mais alegria para o dia”, relata.

Todos os itens distribuídos foram adquiridos pelos próprios profissionais da equipe de enfermagem. A expectativa agora é que os pacientes utilizem os adereços durante as transmissões dos jogos, que poderão ser acompanhadas diretamente dos quartos.

A assistente social Maria Idalina destaca que a ação vai além da diversão e contribui para o bem-estar emocional dos pacientes.

“Queremos trazer a Copa do Mundo para dentro do hospital e criar um ambiente mais leve. O futebol tem esse poder de unir as pessoas e despertar emoções positivas, e é isso que buscamos proporcionar”, explica.

Expectativa é que os pacientes utilizem os adereços durante as transmissões dos jogos, que poderão ser acompanhadas diretamente dos quartos | Fotos: Ualisson Noronha/IgesDF


Otimismo para os jogos

Internada há pouco mais de dois meses, Daniela Ledo Barreto já está preparada para acompanhar a campanha brasileira. Torcedora ávida da Seleção Brasileira, ela trouxe de casa uma camisa personalizada para usar durante os jogos e participou animadamente da dinâmica.

“Foi muito divertido. Mesmo que seja por alguns minutos, conseguimos esquecer um pouco das preocupações e nos distrair. Isso faz muito bem para a gente”, conta.

Confiante, Daniela aposta em uma vitória brasileira por 3 a 1 contra o Marrocos.

Quem também acredita no triunfo da seleção é Alessandra Pereira de Sena, internada há quase três meses. Para ela, a ação ajudou a tornar o dia mais leve.

“Essa brincadeira foi ótima para distrair a mente e animar todo mundo. Agora é torcer para o Brasil ganhar. Meu palpite é 2 a 0”, comemora.

 

*Com informações do IgesDF

FONTE

https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/w/clima-de-copa-invadehospital-de-base-e-anima-pacientes-em-tratamento-de-cancer

sexta-feira, 12 de junho de 2026

Comissão da Câmara aprova redução da maioridade penal para 16 anos


A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (10), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC nº 32/15) que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos no Brasil.

A PEC recebeu 44 votos favoráveis e 18 contrários. O aval da comissão representa o primeiro passo da tramitação da proposta, que agora seguirá para análise de uma comissão especial antes de ser votada em dois turnos, no Plenário da Casa.

A aprovação do parecer favorável do relator, deputado Coronel Assis (PL-MT), ocorreu após mais de duas horas de intenso debate. Para o relator, a medida é juridicamente viável, não viola as chamadas cláusulas pétreas da Constituição Federal, nem tratados internacionais.

A conclusão de Assis foi rebatida por deputados contrários à iniciativa, que argumentam que os direitos da infância e da juventude são cláusulas pétreas que não podem ser alteradas salvo com uma nova constituinte.  

“Esta é uma cláusula pétrea da Constituição. Ou seja, só pode ser modificada com uma nova Constituição. E não estamos aqui falando de uma nova Constituição, mas sim de alterar a atual, modificando uma cláusula que não pode ser alterada”, alegou o deputado Tadeu Veneri (PT-PR), para quem a PEC, se aprovada no Congresso Nacional, será barrada no STF.

“Não podemos iludir a população de que isto vai prosperar. Não vai. Vai chegar no STF e vai parar. E teremos feito um grande debate apenas com cunho eleitoral”, acrescentou Veneri.

Resposta populista

A deputada Sâmia Bonfim (PSOL-SP) endossou a tese de que a redução da maioridade penal é uma resposta populista, eleitoreira e que não resolverá os graves problemas da segurança pública.

“O pressuposto é que, com a entrada destes jovens no sistema penitenciário, e não mais no sistema socioeducativo, teremos uma punição mais severa e à altura das infrações que eles cometeram. Isto é uma mentira. O índice de reentrada no sistema socioeducativo é de 23%. No sistema prisional é de 42%”, afirmou Sâmia.

A parlamentar argumentou que, segundo dados oficiais, apenas 0,5% das infrações cometidas por adolescentes são consideradas crimes gravíssimos.

“Estamos propondo alterar todo o tratamento dado aos adolescentes [em geral] por causa de 0,5% [...] quando este Congresso Nacional deveria estar se dedicando a identificar onde estamos falhando para que haja tantos jovens cometendo crimes em vez de estarem sentados nos bancos escolares”, ponderou Sâmia.

Referendo

Defensor da proposta, o deputado Mendonça Filho argumentou que o correto seria submeter o tema a um referendo popular.

“Ninguém aguenta mais a violência no Brasil. Temos 44 mil homicídios por ano. Vivemos um padrão de guerra civil e fazemos de conta que esta realidade não existe”, comentou Filho, atribuindo a insegurança a “leis frouxas” e à “impunidade” que, segundo ele, facilita a ação do crime organizado.

Ele admitiu que a redução da maioridade penal para 16 anos não vai resolver o problema da violência. Mas defendeu que, em conjunto com outros mecanismos legais, vai contribuir para o combate ao crime organizado.

“Cerca de 25% da população brasileira vive hoje sob a influência direta de milícias e de organizações criminosas que, inclusive, aliciam menores de 18 anos para praticar crimes porque, para elas, o custo de fazer isto é barato”, disse.

Segurança pública

O deputado Rodrigo de Castro (União-MG) também classificou a aprovação da PEC como um “claro sinal” contra a impunidade, mas lamentou que a discussão, que se arrasta há anos no Congresso Nacional, tenha se transformado em um debate sobre aspectos ideológicos que nada têm a ver com a segurança pública. “Me constrange ver este debate se tornar um debate de ideologias”.

Para Otoni de Paula (PSD-RJ), é um erro o Congresso Nacional discutir um projeto tão importante e polêmico como a redução da maioridade penal às vésperas de uma eleição. 

“Por que não aprovamos a redução da maioridade penal durante os quatro anos do governo Bolsonaro já que tínhamos base para isso? Da mesma forma como não transformamos as facções criminosas em grupos terroristas. Tivemos quatro anos e não fizemos isto”, argumentou.

Ele afirmou que há risco de que, com a redução da maioridade penal, os criminosos passem a aliciar crianças e adolescentes ainda mais novos.

“Como ficarão os adolescentes de 15 anos e 11 meses que cometeram crimes hediondos? Amanhã, vamos debater a redução para 14 anos? Depois para 12? Porque este problema é estrutural. E a partir da redução da maioridade penal para 16 anos, o tráfico vai recrutar meninos abaixo de 16 anos”, concluiu de Paula.

Atalho do Facebook