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quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Alunos do curso de Pedagogia da UEG Luziânia participam de aula externa na ONG Proteger Luziânia

Nesta quarta-feira (11/09) os alunos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás (UEG) tiveram a oportunidade de participar de uma aula prática e diferenciada, durante uma visita à ONG Proteger Luziânia. O local, que abriga o Museu da História de Luziânia, um quintal cultural e o Cine Vagalume, proporcionou aos discentes uma imersão em temas contemporâneos, especialmente voltados para o ambiente escolar e as dificuldades enfrentadas por alunos vítimas de bullying.

Durante a visita, foi exibido o documentário “Liberdade de Ser”, que retrata a dolorosa realidade de estudantes que sofrem com o bullying nas escolas, destacando o impacto dessa violência no desenvolvimento social e emocional dos jovens. Após a exibição do filme, o professor responsável pelo grupo destacou a relevância do tema e como o bullying pode prejudicar o processo de aprendizagem de maneira abrangente.

O presidente da ONG, Professor José Álfio da Silva, mestre em Arte e Educação, recepcionou os alunos com uma mensagem de boas-vindas e enfatizou que o tema central do documentário, intitulado “Na trilha da paz”, que tem apoio da Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura e visa incentivar a promoção de uma cultura de paz nas escolas. Segundo ele, é fundamental que professores e alunos promovam um ambiente de respeito e convivência harmoniosa, onde o bullying não tenha espaço.

Para complementar a experiência, o Professor Thiago Mendes, diretor da ONG, conduziu uma reflexão sobre o papel dos profissionais da educação em estimular o interesse dos estudantes pela área educacional, além de destacar a importância de ações que combatam o bullying. Ele ressaltou que a educação é uma ferramenta poderosa para transformar essas realidades e motivar os alunos a serem agentes de mudança.

Ainda durante a visita, o Professor Adelson Moreira, docente da disciplina “Corpo, Cultura e Expressividade” na UEG, pontuou que o bullying muitas vezes se disfarça de maneiras sutis, e é crucial que o professor seja um bom ouvinte, capaz de perceber essas nuances e apoiar os estudantes que enfrentam essa forma de violência. Ele destacou a importância da escuta ativa e empática como uma das ferramentas mais poderosas na luta contra o bullying.

Além de um momento enriquecedor de aprendizado, a visita foi marcada por momentos de descontração. Os discentes acompanharam atentamente o documentário enquanto saboreavam pipoca, oferecida pelos voluntários da ONG. No final do evento, brindes foram sorteados, incluindo o livro “Três Bicas: A cidade na obra do mestre D. J. Oliveira”, de autoria do Professor José Álfio da Silva, que aborda a arte, história e urbanismo de Luziânia.

A visita foi uma oportunidade valiosa para que os futuros pedagogos pudessem aprofundar seus conhecimentos sobre um tema tão atual e relevante, como o bullying, e refletir sobre a importância da promoção de uma cultura de paz no ambiente escolar. Para os discentes, a experiência foi essencial para sua formação, fornecendo ferramentas práticas e teóricas que os auxiliarão em suas futuras carreiras como educadores.

Reportagem Arley da Cruz

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